sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Torcida Unica: uma solução para qualquer outro problema.


Desde ontem está pipocando por ai a notícia de que o grande Dérbi Paulista, Corinthians x Palmeiras do próximo domingo (08/02), ocorrerá com “torcida unica”. Isto é, apenas a torcida do Palmeiras, clube mandante da partida, terá acesso ao estádio.
O jogo será o primeiro Dérbi no Allianz Parque, mesmo endereço do Parque Antártica ou Palestra Itália. Aliás, segundo o site Pelejas o último confronto entre Palmeiras x Corinthians realizado no naquele local ocorreu em 1976, em partida que acabou empatada em 1x1, válida pelo Torneio Governador do Estado. Agora com um novo Estádio, no melhor estilo das Arenas ultra-modernas, o clássico voltaria a ser disputado na casa Palestrina.
O Palmeirense estava louco para tirar sarro do Corinthiano dentro de sua casa. O Corinthiano estava louco para ver o seu time aprontar na casa do rival. Mas não será desta vez - e a considerar o parecer do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), isso demorará para ocorrer.
Segundo a Federação Paulista de Futebol (FPF) e o MP-SP a medida visa garantir a segurança e a paz entre os torcedores no estádio. A justificativa para tal são as recentes brigas envolvendo torcedores de ambas as equipes, alguns destes confrontos, inclusive, com mortes entre os envolvidos.
Considerando esta justificativa para a tomada da decisão, procurei algumas notícias sobre brigas recentes entre alvinegros e alviverdes, encontrei três.
Na madrugada de 28 de agosto de 2011, um domingo, em que Palmeiras x Corinthians se enfrentaram em Presidente Prudente (a mais de 550 km da cidade de São Paulo), uma briga na Marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, entre torcedores de Corinthians e Palmeiras, resultou na morte de um indivíduo.
No dia 25 de março de 2012 Corinthians x Palmeiras jogaram no Pacaembu, em partida válida pelo Campeonato Paulista, com pontapé inicial realizado às 16 horas. As 10 horas da manhã daquele domingo, na Avenida Inajar de Souza (há 9 kms do local do jogo), uma briga envolvendo centenas de torcedores dos dois times resultou na morte de dois indivíduos.
Na manhã do dia 17 de Agosto de 2014, um domingo, em que o Palmeiras jogou contra o São Paulo no Estádio do Pacaembu, e o Corinthians não jogaria, uma briga na Estação Franco da Rocha (a cerca de 40 kms do Estádio) deixou um torcedor gravemente ferido, ele faleceu três dias após o confronto.

Tirar da “torcida visitante” o direito de estar no campo de jogo para assistir à partida e torcer pelo seu clube, tendo como justificativa garantir a segurança no local do jogo, é um tanto quanto questionável. Há anos não ocorrem confrontos entre torcedores de Palmeiras e Corinthians dentro ou nos arredores dos estádios.
Em minhas andanças por ai, conversando com torcedores, não só de Corinthians e Palmeiras, como de outros times, é frequente ouvir que em dia de clássico muitos dos que se envolvem em briga não vão pro jogo.
O MP-SP e a Polícia Militar do Estado de São Paulo - esta última, que se gaba por manter policiais infiltrados nas torcidas paulistas - com certeza sabem que a medida da “torcida única” no Dérbi é a solução pra qualquer outro problema, menos para a possibilidade de encontros e brigas: sejam honestos e arrumem outra justificativa.