segunda-feira, 2 de abril de 2012

A 2ª Geração.

Hoje pela manhã um número de São Paulo me ligou, não atendi, estava em aula. O número ligou novamente, e eu já sabia do que se tratava. Ele já estava doente havia muito tempo, nos últimos meses complicações, nas últimas semanas o agravamento.
Antes de tudo devo dizer: não serei hipócrita em falar que sentirei saudades, nunca houve convívio que fosse criador de saudades quando inexistente, pois - durante longos anos - não houve convívio.

Tirando breves períodos da infância, de que guardo as lembranças de uma tarde ou outra; de um passeio ou outro; de um presente transgressor (uma fita K7 dos Mamonas Assassinas) ou outro (uma cadernetinha de telefones com o símbolo do Corintias na capa), nunca fomos próximos, de fato.
Dos dez, onze anos em diante, nossos encontros se tornaram visitas anuais - quando muito - que duravam no máximo duas horas.

Muitos - ousaria dizer que quase todos - de nossos poucos contatos eram mediados pelo assunto único: Corintias. Lembro-me que em 2003 fomos visitá-lo, e ele ainda estava inconformado com a marcação ruim de Rogério em cima do Robinho, na final do Brasileiro de 2002.
Semanalmente, após o jogo do Corintias de todos os finais de semana, Seu Bruno ligava em casa, raramente nos falávamos, pois a ligação era direta ao meu pai.

Dentre um dos poucos momentos vividos com o 'Seu Bruno', como fui ensinado à chamá-lo (não tenho recordação de me referir a ele como "vô"), um deles talvez esteja entre as vivências mais relevantes desta vida.
Foi em Janeiro de 1995, Seu Bruno e meu pai, respectivamente segunda e terceira gerações de Corinthianos, me levaram ao Pacaembu. Mais do que acompanhar o jogo de Juniores entre Corintias x Nacional, me levaram àquele Templo para formar a quarta geração. Compraram-me uma fitinha de pano fino, com o escrito "Corinthians" e a prenderam em minha cabeça.

Diga-se de passagem, a formação da quarta geração foi um feito realizado com muito sucesso a partir daquela tarde.

Hoje, enfim, 2 de Abril de 2012, a segunda geração se vai.