quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O grande medo para 2012.


Baseados em uma má compreensão de um artefacto maia (até onde pude compreender da história), começou-se a espalhar por ai que 2012 é o ano do fim do mundo, fizeram até um filme sobre isso - o qual me neguei a assistir. Talvez baseadas no filme, as pessoas começaram a proliferar piadas, tirinhas e até 'coisas sérias' fazendo referência ao fim do mundo neste ano. Ainda sobre isso, quando alguém se refere com seriedade ao 'fim dos tempos em 2012', basta questionar "o que é o fim do mundo?", para encerrar o assunto, que não passa de bobeira.
O décimo primeiro segundo ano do século vinte e um me reserva um medo muito (mas muito) maior do que o fim da vida humana na terra, trata-se de bater de frente com uma de minhas superstições.

Em 2008, quando ingressei na universidade, logo me aproximei do Renan e nos tornamos bons amigos. O que nos aproximou, de fato, foi o Corintias. Assistimos ao segundo jogo das quartas de final da Copa de Brasil deste ano (contra o São Caetano) juntos, o primeiro jogo da final da mesma Copa (contra o Sport) juntos e, na trágica partida final daquela Copa do Brasil iniciou-se uma sina.
Assistimos ao jogo contra o Sport juntos, nas mesmas condições do anterior, e o placar de 2x0 para o time Pernambucano foi a primeira partida que assistimos juntos e que resultou em não vitória Corinthiana, algo que se estende de Junho de 2008 até os dias atuais.
Neste período - de quase 4 anos - evitamos ao máximo assistir/acompanhar partidas estando juntos. No ano passado morávamos no mesmo andar do mesmo prédio, porém, cada um assistia ao jogo em sua morada, e, finada a partida, nos encontrávamos no corredor para uma mesa redonda sobre o mesmo.
Assistindo a jogos juntos, perdemos e empatamos partidas na Série B de 2008 e no Brasileirão de 2009; perdemos uma Libertadores em 2010; o brasil perdeu para a Holanda na última Copa do Mundo; perdemos pontos no Brasileirão de 2010. Até que decretei ao amigo que não mais assistiríamos jogos juntos, por razões de força maior do espírito.

Porém, muito comum entre estudantes buscando desesperadamente alugueis mais baratos, neste último ano de graduação dividiremos teto (junto de um moderado porco), o que implicará em assistirmos partidas juntos.
E eis o meu grande medo para 2012.



Renan e eu celebrando o Centenário do Corintias na Unesp/Marília.